A cirurgia de separação de duas gêmeas siamesas aconteceu nesta quinta-feira (23) no Hospital Materno Infantil (HMI) em Goiânia (GO). A mãe saiu da Bahia na reta final da gravidez para dar à luz no hospital, que é referência neste tipo de situação. A cirurgia hoje contou com 15 profissionais e durou cerca de 4h30. O procedimento aconteceu de maneira de emergência um dia após o nascimento das irmãs. As informações são do G1.

A separação das gêmeas teve sucesso, mas elas têm estado de saúde considerado gravíssimo e respiram com ajuda de aparelhos. As meninas estão na Unidade de Terapia Intensiva neonatal. Segundo a assessoria do hospital, a operação começou às 9h30 e a primeira gêmea saiu da cirurgia às 13h20. Foram mais quarenta minutos para concluir o procedimento na segunda.

Viviane de Menezes dos Santos, 30 anos, saiu de Salvador com o marido para ter o parto em Goiânia. Ela tem bom quadro de saúde, mas segue internada na Clínica de Ginecologia e Obstetrícia do hospital.

As gêmas nasceram na quarta, na 37ª semana de gravidez da mãe. Juntas, elas pesavam 4,785 kg ao nascer e estavam unias pelo tórax e abdômen. As irmãs compartilhavam somente o fígado. Uma delas nasceu com problema cardíaco, o que antecipou a necessidade da cirurgia de separação.

Fonte: Correio
Postagem Anterior Próxima Postagem