Header Ads

Três pessoas morreram após contraírem H1N1 em Feira de Santana este ano


Três pessoas morreram em Feira de Santana, em 2018, em decorrência da gripe H1N1. No total, 104 casos suspeitos da doença foram notificados, sendo 25 confirmados. A informação é do coordenador do Núcleo Regional de Saúde (NRS), Edy Gomes.
Segundo ele, a gripe H1N1 é causada pelo vírus influenza A, e é a forma mais grave do resfriado. “A depender do estado e condições imunológicas do paciente pode ter um quadro mais grave, com crise respiratória e levando a pessoa a óbito”, informou.
Ele esclareceu que a distribuição das vacinas para os postos de saúde segue normalmente e não há desabastecimento nas cidades cobertas pela NRS.
“Qualquer município que tem a necessidade de complementar as suas doses ou realizar algum tipo de ação itinerante ou complementar pode solicitar ao núcleo regional, que junto com a DIVEP (Diretoria de Divisão Epidemiológica do Estado), nós conseguimos reabastecer a depender do volume. Atendemos à macrorregião centro-leste, que é composta por quatro regiões de saúde, com 72 cidades, e todas têm a vacina”, destacou Edy Gomes.
Devem se vacinar prioritariamente contra a doença idosos, gestantes, pessoas privadas de liberdade, imunodeprimidos, pessoas com doenças crônicas e deficientes. Entretanto, grupos profissionais que apresentam um caso positivo também poderão solicitar a imunização, a exemplo da Câmara Municipal de Feira, onde uma servidora apresentou o quadro da gripe. “Houve um caso da Influenza B na Câmara de uma servidora e foi autorizada a vacinação”, informou.
Para se prevenir, ele relembrou que o ideal é evitar ambientes fechados, manter o corpo hidratado, caso faça parte do grupo prioritário, estar vacinado, além de lavar as mãos com frequência e fazer uso do álcool gel, que é um grande aliado à disseminação da doença.
Acorda Cidade

Comentários:

ATENÇÃO: Cada comentário representa a opinião pessoal do leitor. O Jacobina Notícias respeita totalmente seu direito fundamental à liberdade de expressão, sinta-se a vontade. No entanto, comentários ofensivos ou com xingamentos podem ser removidos sem aviso prévio.
Tecnologia do Blogger.