Três pessoas morreram em Feira de Santana, em 2018, em decorrência da gripe H1N1. No total, 104 casos suspeitos da doença foram notificados, sendo 25 confirmados. A informação é do coordenador do Núcleo Regional de Saúde (NRS), Edy Gomes.
Segundo ele, a gripe H1N1 é causada pelo vírus influenza A, e é a forma mais grave do resfriado. “A depender do estado e condições imunológicas do paciente pode ter um quadro mais grave, com crise respiratória e levando a pessoa a óbito”, informou.
Ele esclareceu que a distribuição das vacinas para os postos de saúde segue normalmente e não há desabastecimento nas cidades cobertas pela NRS.
“Qualquer município que tem a necessidade de complementar as suas doses ou realizar algum tipo de ação itinerante ou complementar pode solicitar ao núcleo regional, que junto com a DIVEP (Diretoria de Divisão Epidemiológica do Estado), nós conseguimos reabastecer a depender do volume. Atendemos à macrorregião centro-leste, que é composta por quatro regiões de saúde, com 72 cidades, e todas têm a vacina”, destacou Edy Gomes.
Devem se vacinar prioritariamente contra a doença idosos, gestantes, pessoas privadas de liberdade, imunodeprimidos, pessoas com doenças crônicas e deficientes. Entretanto, grupos profissionais que apresentam um caso positivo também poderão solicitar a imunização, a exemplo da Câmara Municipal de Feira, onde uma servidora apresentou o quadro da gripe. “Houve um caso da Influenza B na Câmara de uma servidora e foi autorizada a vacinação”, informou.
Para se prevenir, ele relembrou que o ideal é evitar ambientes fechados, manter o corpo hidratado, caso faça parte do grupo prioritário, estar vacinado, além de lavar as mãos com frequência e fazer uso do álcool gel, que é um grande aliado à disseminação da doença.
Acorda Cidade
Postagem Anterior Próxima Postagem