O presidente eleito Jair Bolsonaro disse nesta quarta-feira (28) que recomendou que não fosse realizada no Brasil a conferência da ONU sobre mudanças climáticas em 2019. O país já havia comunicado às Nações Unidas que desejava realizar o evento e Salvador era uma das cidades em ser sede.

A Conferência das Partes da Convenção do Clima das Nações Unidas (COP25) é realizada anualmente e reúne os principais países do mundo. "Houve participação minha nessa decisão. O nosso futuro ministro, eu recomendei que evitasse a realização desse evento no Brasil", afirmou Bolsonaro durante entrevista coletiva concedida nesta quarta.

Ao justificar a recomendação, Bolsonaro citou a "Triplo A", uma proposta de corredor ecológico internacional que ligaria os Andes ao Atlântico e que, de acordo com o presidente eleito, "poderá fazer com que percamos a nossa soberania nessa área".

"Se isso for o contrapeso, nós, com toda certeza, teremos uma posição que pode contrariar muita gente, mas vai estar de acordo com o pensamento nacional. Não quero anunciar uma possível ruptura no Brasil", detalhou Bolsonaro, ressaltando também que os custos para a realização da COP25 seriam "bastante exagerados".

Fonte: Bahia Notícias
Postagem Anterior Próxima Postagem