A Secretaria do Turismo da Bahia (Setur) realiza encontros com gestores municipais para discutir a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro. O mapeamento realizado pelo Ministério do Turismo (MTur), com auxílio dos estados, reconhece o potencial turístico de destinos brasileiros e auxilia no desenvolvimento de políticas públicas para o setor, como promoção e investimentos. Atualmente, 150 cidades baianas estão mapeadas.

Nesta terça-feira (16), técnicos da Superintendência de Serviços Turísticos da Setur receberam representantes das zonas turísticas Caminhos do Sertão e Caminhos do Jiquiriçá, em Salvador. A pauta do encontro contempla benefícios e critérios para manutenção ou ingresso no Mapa do Turismo Brasileiro, que é atualizado a cada dois anos.

“Municípios com reconhecido potencial turístico estão um passo à frente para captação de investimentos públicos com recursos federais. Esta é uma das vantagens de integrar o mapa turístico do Ministério”, afirmou o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco.

A metodologia do Ministério do Turismo para inclusão no mapa é baseada no desempenho econômico da atividade turística na cidade. Prevê a análise de indicadores fornecidos pelos gestores, a exemplo do número de meios de hospedagem formalizados e inscritos no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do MTur (Cadastur), e estimativas do fluxo turístico doméstico e internacional.

Para integrar o mapa turístico é preciso comprovar a existência de um órgão municipal de turismo, com dotação orçamentária para essa área. Outros aspectos fundamentais são conselho municipal de turismo em atividade e a assinatura de um termo de adesão ao Programa de Regionalização do Turismo. Prefeituras têm até 1º de julho para cadastrar os documentos no site do Programa de Regionalização do Turismo.

O trabalho prossegue nesta quinta-feira (18), na sede da Setur, com representantes das zonas turísticas Caminhos do Oeste, Caminhos do Sudoeste, Vale do São Francisco e Lagos e Cânions do São Francisco. Já receberam orientações os gestores da Baía de Todos-os-Santos, Chapada Diamantina e das costas dos Coqueiros, do Dendê, do Cacau, do Descobrimento e das Baleias.

Informe Baiano

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem