Cantora fez apresentação no carnaval de Salvador usando uma fantasia que homenageia a Guarda Municipal Feminina

A cidade de Jacobina vai receber um dos maiores eventos de Gfens do estado, o 3º Encontro de Guardas Municipais Femininas da Bahia, com o objetivo de construir ferramentas norteadoras para Segurança Pública Municipal voltadas às mulheres das corporações. O encontro, que visa uma maior valorização da guarda feminina, terá seu início no dia 6 de março, às véspera do Dia Internacional da Mulher. 

E unida à essa corrente está a cantora Cláudia Leitte que, além de vestir no carnaval de Salvador, uma fantasia que remete ao fardamento da Guarda Municipal, ainda utilizou das redes sociais para elogiar o trabalho desempenhado por essas guerreiras e convidar todas elas para o encontro em Jacobina, confira:


A programação do 3º Encontro de Guardas Municipais Femininas da Bahia ainda está sendo montada, mas o Jacobina Notícias conseguiu com exclusividade, algumas das ações que serão promovidas durante o evento. Além de palestras, as guardas femininas inscritas poderão ainda participar de treinamento de defesa pessoal feminina e fazer um tur pela Vila de Itaitu, passando pela cachoeira Véu de Noiva, mostrando o grande potencial turístico da cidade. Durante o encontro serão recolhidas doações de roupas, sapatos e acessórios que estarão disponíveis em um bazar que será promovido no dia 22 de março, e todo o valor das vendas destinado à projetos sociais de Jacobina. 

Dos 112 agentes que atuam em Jacobina, apenas 3 são mulheres, uma realidade na maioria das cidades que possuem Guarda Municipal, quadro este que poderá ser mudado com um concurso municipal que acontecerá em breve, conforme apurado por nossa equipe. E ainda sobre o encontro, o município receberá representantes de mais de trinta cidades, como aconteceu na primeira edição em Feira de Santana e a segunda em Salvador. As cidades são escolhidas de forma democrática e em comum acordo entre as corporações. O próximo grande passo será organizar um encontro nacional. 




O encontro

O diferencial do encontro perfaz em reunir e ouvir guardas municipais femininas empoderadas e proativas promovendo uma troca de experiências, opiniões, sobretudo, identificar os desafios que enfrentam no exercício de suas funções, as estratégias individuais e institucionais para administrar as especificidades e seus impactos nas atividades cotidianas, bem como as potencialidades que permitiram colocar em relevo a presença feminina nas Instituições numa profissão eminentemente masculina.

Histórico

As Gfens: Ângela Porto (GM- Feira de Santana); Isabel (GM- Juazeiro); Manuela (GM-Jeremoabo) e Núbia Maria (GM-Jequié) que compõem a comissão permanente do evento foram as propulsoras da idealização do Encontro de Guardas Municipais Femininas. O local e a data foram definidos, em voto democrático, em um grupo de WhatsApp intitulado GFENS BAHIA, que agrupa guardas municipais femininas do estado

Posterior outros estados inspirados com a magnitude do projeto aderiram o encontro em 2018: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Alagoas, Espírito Santo e Sergipe, projetando para alcançar todos os Estados brasileiros e o fomento do Evento Nacional.

"Nós, mulheres, estamos buscando a mudança que queremos! Diga adeus aos mitos e equívocos que rodeiam a anatomia feminina: este é um evento empoderador que vai inspirar as mulheres a fazerem uso do CHA (Conhecimento, Habilidades e Atitudes), para a escolha assertiva do seu perfil profissiográfico no tom Azul Marinho." GM Núbia/Jequié-Bahia 

Por Igor Fagner
Jacobina Notícias - Conectando você com o mundo
Foto Cláudia Leitte: Fred Pontes
Postagem Anterior Próxima Postagem