Um levantamento feito em 2009 pela Universidade de Azabu, no Japão, mostra que quando donos de animais olham nos olhos dos seus bichos de estimação, eles recebem picos de ocitocina. Considerado o hormônio da felicidade, é responsável por sensações de prazer e bem-estar. Aliás, esse é um dos motivos pelos quais a companhia de cães e gatos é uma opção neste cenário de isolamento, uma vez que eles podem ser verdadeiros aliados no combate à ansiedade, estresse e solidão, em especial para pessoas idosas, solteiras, crianças e pessoas com necessidades especiais.

Em Jacobina essa foi a iniciativa da fotógrafa Jéssica Moura, ao presentear seu filho Heitor com um cãozinho, adotado no Centro de Proteção Animal - Cepa. Uma ação que poderá servir de exemplo para outros jacobinenses, uma vez que o espaço é uma moradia provisória, fazendo com que surjam vagas para que mais animais em situação de rua sejam acolhidos pela Associação 4 Patas, gestora do local em parceria com a Prefeitura de Jacobina.

Para a fotógrafa, essa iniciativa deveria ser seguida até que todos os animais abandonados recebessem um lar. "Adotar é um ato de amor, e há muitos animais aguardando por um lar. Nosso filho sempre pedia um cachorrinho de presente e, mesmo antes de recebê-lo já havia escolhido o nome (Chase). Quando soubemos desse projeto, enxergamos que essa seria uma forma de dar a nossa contribuição para amenizar a quantidade de animais nas ruas. Espero que mais gente procurem o Cepa para adotar um" contou Jéssica.

Para a presidente da Associação 4 Patas, Gislany Lima, destaca que o Cepa é um centro de reabilitação animal. "A gente resgata o animal, leva para tratar, reabilita e coloca para adoção. Todas as famílias adotivas recebem o animal microchipado e assinam um termo se comprometendo a cuidar deles" contou acrescentando que Jacobina ainda tem muitos animais em situação de rua, devido a irresponsabilidade de seus donos, que os abandona na fase adulta. "Precisamos que mais pessoas tenham a iniciativa que a Jéssica teve, adotando um animal, para que tenhamos espaço para resgatar mais".

Um alerta é dado pelos veterinários para as responsabilidades ao se adotar um bichinho de estimação. “Cães e gatos são vidas e não um brinquedo ou uma distração. Junto com a alegria da adoção, vêm também gastos e trabalho. Um animal precisa ser vacinado, vermifugado, precisa de exames de rotina, assim como nós, seres humanos! Além de todos os outros cuidados, como alimentação de qualidade, passeios, atenção. É maravilhoso esse [aumento] crescente na adoção de animais de companhia, tanto para os animais, que ganham um lar, quanto para os humanos adotantes, que ganham uma alegria” (Érica Versiani Lima).

Por Igor Fagner / Jacobina Notícias - Conectando você com o mundo


Essas imagens foram feitas no dia da entrega de rações realizadas pela Prefeitura de Jacobina (da esquerda para a direita: secretário do Meio Ambiente Daniel Moura, presidente da Associação 4 Patas Gislany Lima, fotógrafa Jéssica Moura e prefeito de Jacobina Luciano Pinheiro)



Chase em seu novo lar - Em meio a diversos cães, ele foi escolhido pelo Heitor
Postagem Anterior Próxima Postagem