Guarda Municipal de Jacobina completa 53 anos nesta sexta


Há exatos 53 anos, um homem com visão no futuro, ou mera necessidade de momento, decidiu fundar uma instituição de Segurança Pública e impor seu desejo de ajudar a população jacobinense num momento em que as demais forças policiais eram muito escassas no município.

Esse homem era José Prado Alves (Zuquinha Prado), então prefeito de Jacobina no ano de 1967. Sabendo dos problemas enfrentados pelos comerciantes, que eram alvos de uma crescente onda de furtos e roubos, Zuquinha Prado, as vésperas do aniversário da cidade, decidiu que seria necessário criar uma Guarda Municipal e dá-la de presente à população. 

Talvez sem saber ao certo se sua iniciativa daria frutos, Zuquinha Prado contratou 12 homens e, posteriormente, mais 8, e os entregou algumas armas e junto com elas entrou também a difícil missão de cuidar da população da cidade.

Pois bem, os frutos plantados deram tão certo que nesta sexta-feira (24), exatos 53 anos depois, a Guarda Municipal de Jacobina continua protegendo a população e se tornou referência para inúmeras Guardas Municipais de nosso Estado.

O conceito de corporação é quando várias pessoas se unem e pelos seus empenhos e uniformidades transformam-se em um só corpo. Esse sentido de corporação é o que fazem os homens e mulheres que compõe a Guarda Municipal de Jacobina se dedicarem dia e noite no patrulhamento da cidade, sabendo que por mais árdua que seja a missão, ela tem que ser cumprida.

Esses mesmos homens e mulheres sabem que para cumprir seus deveres precisam abdicar de alguns privilégios que uma pessoa comum teria. Precisam deixar para depois datas importantes como aniversário do filho, comemoração em família, como Natal, e outras que pela sua profissão pode ficar para amanhã, pois sabem que o próximo pode está precisando de seus serviços.

Esses profissionais que muitas vezes não são reconhecidos pelos seus esforços mas não se deixam abater, sempre sacodem a poeira, levantam a cabeça e seguem em frente. Parabéns à Guarda Municipal de Jacobina, pelos 53 anos de existência, e parabéns aos guardas municipais por fazerem dessa corporação cada dia mais forte.

Fonte e Foto: Corpo de Comando da Guarda Municipal