Morreu na tarde desta quarta-feira, 19, a defensora dos direitos das pessoas com deficiência e fundadora da Associação Baiana de Deficientes Físicos (Abadef), Maria Luiza Câmera, aos 76 anos.

Luiza estava internada desde 11 de agosto, no Hospital da Bahia. Ela teve Covid-19 e se recuperou, porém voltou a ser internada com um quadro de pneumonia.

O sepultamento da defensora está previsto para esta quinta-feira, 20, às 14h, no Cemitério Bosque da Paz.

A defensora Luiza Câmera é reconhecida nacionalmente pelas contribuições relevantes aos direitos das pessoas com deficiência no Brasil. Ela já recebeu a Comenda Dorina de Gouvêa Nowill, concedida pelo Senado Federal e é fundadora do bloco Me Deixe à Vontade, que dialoga sobre respeito e inclusão nas ruas durante o Carnaval de Salvador.

A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS) disse em nota que “recebeu, com absoluta tristeza, a notícia do falecimento de Maria Luiza Câmera" e disse que a fundadora da Abadef "teve uma trajetória de luta e é exemplo de determinação e coragem".

O governador Rui Costa lamentou a morte da defensora em uma publicação nas redes sociais, nesta quarta-feira, 19. "Recebi há pouco, com muita tristeza, a notícia do falecimento de Luiza Câmera, uma guerreira que lutou de forma incansável pelos direitos das pessoas com deficiência. Referência na Bahia e no Brasil, ela deixa um legado de muito trabalho por inclusão e respeito. Meus sentimentos aos familiares, amigos e companheiros de luta de Luiza", escreveu Rui. 

O presidente da Câmara Municipal de Salvador, Geraldo Júnior, também lamentou a morte de Luiza Câmera. “Mais uma grande perda para a Bahia e para o Brasil, numa semana de muita tristeza para nós, baianos, quando, também, perdemos o médico e cientista Elsimar Coutinho. Luiza era mulher guerreira, que lutou pelos direitos das pessoas com deficiência, não só aqui em Salvador e na Bahia, mas com reconhecimento pela sua luta em todo o Brasil. Recebeu do Senado Federal a comenda Dorina Gouvêa Nowill. Um exemplo de determinação. Com certeza seus ideais vão continuar fazendo diferença na vida das pessoas com deficiência”, destacou.

A Tarde
Postagem Anterior Próxima Postagem