Enfrentando colapso no sistema da saúde, por causa da Covid-19, Santa Catarina terá que transferir até 16 pacientes internados com a doença para o Espírito Santo. Nesta terça-feira (2), A Secretaria de Estado de Saúde (SES) confirmou o deslocamento de Chapecó, no interior do estado, para Vitória (ES).

Atualmente, 200 pacientes estão na fila de espera por um leito de UTI em Santa Catarina. Já no Espírito Santo, há ocupação de 75,65% dos leitos, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (1).

Internados no Hospital Regional do Oeste (HRO) serão priorizados na transferência, que só ainda não foi formalizada por causa da situação clínica de cada um. Para o transporte, serão disponibilizados aviões do Batalhão de Operações Aéreas (BOA), além de uma empresa terceirizada.

Santa Catarina registrou, até o momento, no total, 675.577 casos de Covid-19, que resultaram em 7.438 mortes. As UTIs públicas estão 95,4% ocupadas, com 99,1% para leitos adultos. Desde a última sexta (26), cinco pessoas morreram na fila de espera.

A região Sul como um todo vive um de seus piores momentos na pandemia. O Rio Grande do Sul dobrou a ocupação em relação à abertura de novos leitos. No Paraná, cerca de 174 pessoas aguardavam por leitos de UTI pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ao todo, 99% dos leitos estão ocupados por lá.

Bahia Notícias

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem