O clima esquentou na Câmara de Vereadores de Jacobina durante a sessão ordinária desta quinta-feira (27), ocorrida durante a manhã. E esta não foi a primeira vez em que os vereadores de situação e oposição trocaram farpas no plenário, inclusive houve, recentemente, uma reunião com objetivo se chegar à um consenso em relação ao decoro entre os parlamentares, para que os ânimos se mantivessem calmos.

Entretanto, ao que parece, não deu muito certo. Ao menos para o vereador Valnei dos Santos, que, em seu discurso, alfinetou algumas vezes o colega Paulo Adriano Jatobá, o professor Dibas Jatobá. Em um tom evidentemente sarcástico, o edil Valnei fez um "agradecimento" ao vereador Dibas Jatobá, dizendo que ele "se comportou como deve se comportar" durante a audiência pública em que o prefeito Tiago Dias esteve presente. Enquanto falava ao colega Dibas, Valnei chegou a subir o tom de voz e sorrir, o que pode ser evidenciado no vídeo publicado pelo Jacobina Notícias no final da reportagem.

O vereador Dibas, porém, não deixou barato e iniciou uma discussão com o colega, que foi interrompida pelo presidente da Câmara, Juliano Cruz, após Valnei mandar o parlamentar "sair de baixo" e que "não tenho medo de homem não". Durante a discussão, não é possível entender o que diz o vereador Dibas, pois o microfone não estava ligado. A partir desse ponto da discussão, o presidente Juliano Cruz mandou que se desligasse o áudio, pois a sessão estava sendo transmitida ao vivo pela internet.

Após os ânimos se acalmarem, minutos depois, o vereador Valnei retomou sua fala e citou pontos importantes sobre a não inclusão dos mototaxistas e artistas no auxílio emergencial 'Jacobina por Todos', cujo veto do Executivo foi mantido pela maioria dos vereadores, incluindo ele. Valnei continuou pontuando sobre a importância da valorização dos mototaxistas, citando que vem buscando, através de diálogo com a categoria e a prefeitura, a regulamentação do serviço em Jacobina. 

No entanto, após os agradecimentos finais, Valnei novamente subiu o tom, dessa vez gritando, para alfinetar os colegas com insultos: "E a mamadeira secou, pode fazer a montagem, diga aí que eu tô dizendo que a mamadeira secou", esbravejou Valnei dos Santos.
 
O presidente Juliano Cruz saiu em defesa dos colegas e rebateu duramente os ataques do edil: "É importante o vereador se manter na sua postura de vereador. O senhor não está num bar, não está num ringue (...) por favor, vereador, o senhor se dê ao respeito para ser respeitado. A Câmara, na minha gestão, não tem marqueteiro, nem manda montar nada (...) aqui tem disciplina, vereador, o senhor não está na sua casa nem na porta de um bar. Não me interrompa, por favor, vereador (...) ou eu lhe coloco para fora do plenário, vereador, o senhor quer ver? Se respeite rapaz, aponte quem tem mamadeira aqui", disse Cruz ao vereador Valnei.

Por Robson Guedes / Jacobina Notícias

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem