A Rússia realizou neste sábado (19/2) exercícios militares, com lançamentos de mísseis balísticos e de cruzeiro, em meio às ameaças de uma invasão contra a Ucrânia.

De acordo com o jornal New York Times, o presidente russo, Vladimir Putin, e o presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, acompanharam os atos a distância, dentro de um centro de comando em Moscou.

O governo da Rússia divulgou vídeos que mostram a mobilização das tropas na operação militar deste sábado.

Segundo o New York Times, o Kremlin informou que esse teste foi feito para mostrar a “tríade” de armas que a Rússia tem à sua disposição: lançamentos de ar, mar e solo.

A crise entre Rússia e Ucrânia começou devido ao desejo ucraniano de entrar na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), aliança militar liderada pelos Estados Unidos, o que gerou insatisfação no governo russo.

Apesar das ameaças de invasão e da intensificação das atividades militares na fronteira, a Ucrânia reafirmou no início da semana a intenção de fazer parte do grupo que reúne 30 países.

Kamala Harris

Antes da divulgação do exercício militar, a vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, fez um pronunciamento neste sábado afirmando que, em caso de invasão da Rússia à Ucrânia, os Estados Unidos e os principais países da Otan vão impor sanções sem precedentes ao país liderado por Putin.

Por Metrópoles

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem