O futebol jacobinense está de luto. Faleceu neste sábado (02/07), o aposentado Antônio Luz, autor do primeiro gol no estádio José Rocha, em Jacobina. Ele morreu de causas naturais aos 91 anos de idade.

Seu Antonio Luz foi um dos grandes baluartes do futebol jacobinense, como jogador, dirigente esportivo e torcedor assíduo nas arquibancadas do estádio José Rocha.

Foi um dos fundadores do Vila Nova Esporte, um dos mais tradicionais clubes da cidade, que este ano comemorou 64 anos de fundação.

Seu Antonio Luz entrou para história do esporte jacobinense ao marcar o primeiro gol na inauguração do estádio José Rocha em 1957.


Segundo relatos históricos, o estádio José Rocha, também conhecido como o “Maracanã do Sertão” foi inaugurado em 1957, pelo então prefeito Orlando Oliveira Pires.

O nome José Rocha (avô do professor Galdino Veloso) foi uma homenagem ao responsável pela doação do terreno.

A partida inaugural envolveu as equipes do Leader e do Cruzeiro, um dos maiores clássicos do futebol jacobinense.

Em sua inauguração, o estádio não possuía nem arquibancada nem alambrado e cordas ajudavam a separar os torcedores do campo de jogo.

A primeira reforma foi realizada em 1968 e entregue em 1969, quando o Jacobina formou uma grande seleção que participou do intermunicipal promovido pela Federação Bahiana de Futebol, chegando ao vice-campeonato, após enfrentar a seleção de Jequié.

Em 1978, uma nova intervenção começou a ser feita, mas foi interrompida, sendo retomada apenas em 1983 e concluída em 1984.

Somente após trinta anos que o estádio voltou a receber uma intervenção, para adequar o espaço às exigências da Federação Baiana de Futebol, transformando o José Rocha na casa do Jacobina Esporte Clube, o nosso Jegue da Chapada .

Por Jacobina 24 Horas

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem