O incêndio que atingiu serras no bairro da Bananeira, em Jacobina, persiste e se intensifica desde a última segunda-feira (8/1). O fogo continua devastando a vegetação e agora ameaça alcançar o Pico do Jaraguá e residências próximas.

O Corpo de Bombeiros Militar, a Defesa Civil Municipal e voluntários vêm empregando esforços no combate às chamas. Contudo, o incêndio aumentou consideravelmente nas últimas 24 horas, se tornando uma situação de extrema urgência.

Autoridades locais esperam que, a partir deste sábado (13/1), aeronaves sejam empregadas no combate ao incêndio. O objetivo é conter a propagação das chamas e proteger não apenas a flora, mas também as comunidades locais que podem ser diretamente afetadas. 

Prefeitura emite nota:

A Prefeitura de Jacobina informa que no dia (9), as equipes da Defesa Civil em colaboração com a Brigada Florestal de Jacobina estiveram atendendo um chamado de incêndio ocorrido na Serra da Bananeira. Após mais de 12 horas de trabalho, o incêndio foi controlado vindo a ocorrer uma reignição nesta última quinta-feira (11). Seguindo o padrão, as equipes de brigadistas estiveram no local e lutaram contra as chamas durante a noite e madrugada, sem sucesso no controle do fogo devido aos fortes ventos que sopravam em direção ao local do incêndio. 

Nesta sexta-feira (12), após descanso dos brigadistas, as equipes retornaram ao local para continuar o trabalho de combate. No momento, estamos aguardando informações sobre o estágio atual do incêndio que avançou em direção ao Vale do Brito e Pico do Jaraguá. 

Até o final da tarde,  divulgaremos atualizações sobre este episódio. Enfatizamos que à população que vive próxima de área com vegetação, deve-se evitar a queima de material que favoreça a disseminação de incêndios florestais. 

Em caso de fogo, ligue 193.

Por Jacobina Notícias / Fotos: Paulo Mateus

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem