A Vigilância Epidemiológica do município de Serrolândia – distante cerca de 50 quilômetros de Jacobina –, negou que haja algum caso confirmado do novo coronavírus (covid-19). A informação de que Serrolândia tinha um caso de covid-19 foi veiculada na TV Bahia – emissora afiliada da Rede Globo –, e em alguns blogs da região, mas a prefeitura nega.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Serrolândia, Ivana Anastácio, usou as redes sociais para informar a população sobre o equívoco cometido pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e a emissora. Segundo Ivana, após manter contato com o Governo do Estado, ela foi informada que houve "um erro na digitação das informações" e que, por isso, "esse caso acabou sendo registrado como de Serrolândia, mas que não pertencia ao nosso município".

Ivana disse ainda que, até o momento, foram testados oito pacientes com suspeita de coronavírus em Serrolândia, e todos tiveram resultados negativos. "Nós não descartamos a hipótese desse paciente que deu positivo ter o endereço de residência daqui de Serrolândia. Embora ele não tenha sido atendido aqui no município, não passou por nenhuma unidade de saúde e nem pelo nosso hospital municipal, bem como nós não realizamos teste nessa paciente que deu positivo e que apareceu lá no boletim como caso de Serrolândia", explicou.

"Nós pedimos à população, nesse momento, que não se descuide das medidas preventivas. O Ministério da Saúde considera que o vírus já está circulando em todo território nacional. Nós pedimos que todos mantenham a atenção e aumente a frequência da higienização das mãos, que só saiam de casa se for absolutamente necessário e que utilizem máscara se precisarem sair", destacou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Serrolândia.

Ivana lembrou também das dificuldades que a saúde pública vêm enfrentando, da ansiedade que paira na sociedade e citou as 'fake news' criadas nas redes sociais. "Nós estamos vivendo um momento muito difícil da saúde pública, entendo que a população está bastante ansiosa, inclusive devido o número de grandes 'fake news' que têm ocorrido, veiculado através da internet. No entanto, nós aqui do município de Serrolândia, mantemos o compromisso e a ética de que, se tiver um caso positivo em Serrolândia, nós iremos comunicar à população de forma mais rápida possível, e tomar todas as medidas necessárias  para evitar que o vírus se dissemine", concluiu.

Por Robson Guedes / Jacobina Notícias
Postagem Anterior Próxima Postagem