As coisas podem tomar um novo rumo na guerra da Ucrânia após a decisão do governo da Polônia de doar todos os seus 23 caças Mig-29, de fabricação soviética, para as tropas de Kiev. O anúncio, feito na noite desta terça-feira (8/3), deixou os EUA preocupados, uma vez que a reação da Rússia à iniciativa de Varsóvia pode ser catastrófica para a Europa e o resto do mundo.

Membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) desde 1999, a Polônia pode tornar-se alvo da máquina de guerra de Moscou e a partir daí empurrar todo o Ocidente para o conflito, o que teria consequências imprevisíveis.

Imediatamente após a informação da doação ter sido confirmada pelo governo de Andrzej Duda, o Pentágono, cérebro militar dos EUA, apressou-se para dissuadir o país europeu de suas intenções, dizendo que tal doação de aeronaves de caça seria “insustentável”, um eufemismo para o receio de que Vladimir Putin ataque a Polônia e a guerra se espalhe pelo continente.

Se não bastasse a decisão que contraria a tática até aqui conduzida pela Casa Branca, Duda ainda incitou outras nações europeias a fazer o mesmo e cobrou a participação dos EUA na empreitada. O chanceler polonês, Mateusz Morawiecki, afirmou horas antes que a decisão só seria tomada após o aval de todos os países da Otan, o que aparentemente contraria o informe oficial do governo do qual faz parte.

A intenção da Polônia é mandar os MiG-29 para a base alemã de Rammstein, operada pelos norte-americanos, de onde seriam entregues aos ucranianos. A subsecretária para Assuntos Políticos da Casa Branca, Victoria Nuland, afirmou ter ficado surpresa com a decisão de Varsóvia e assim como o Pentágono, disse ser contrária à medida.

Por Revista Fórum

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem