"Manda quem pode, obedece quem tem juízo", diz o ditado popular. E, no contexto do futebol baiano, ao menos com os pequeninos do interior, o tratamento dispensado pela Federação Bahiana de Futebol (FBF) é um tanto diferente dos queridinhos da capital. E isso não é de agora, pelo contrário, é notório no meio futebolístico baiano.

Em uma decisão anunciada nesta sexta-feira (29/7), a FBF praticamente ampliou as punições impostas pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol da Bahia (TJDF-BA) ao Jacobinense Esporte Clube e seu presidente, estendendo-as ao torcedor da cidade de Jacobina e microrregião. A entidade transferiu a partida da final do Campeonato Baiano da Série B, entre Jacobinense e Itabuna, que seria realizada no Estádio José Rocha, para o Barradão, em Salvador –  a 330 quilômetros de sua torcida.

A confusão seguida de agressões físicas, protagonizada por dirigentes de Jacobinense e Juazeiro, na partida da semifinal realizada no dia 23 de julho no José Rocha, acabou afetando sobremaneira o torcedor, que não teve nenhum envolvimento com o caso. A torcida, na verdade, manifestou repúdio à briga, emitindo sonoras vaias aos envolvidos.

Ainda assim, mesmo tendo sido um fato isolado entre os presidentes de Jacobinense e Juazeiro, sem que a torcida tenha sequer arremessado objetos ou gerado risco à segurança de todos os presentes, o TJDF-BA determinou, de maneira exagerada, a interdição do Estádio José Rocha.

Torcedor punido, mas inocente

Com isso, pune-se não apenas os dirigentes e clubes, mas toda a região de Jacobina, que, desde o começo do campeonato, prestigia e apoia os dois clubes profissionais da cidade – Jacobinense e Jacobina , na mesma praça esportiva e sem nenhum incidente até o momento. Nem mesmo a rivalidade do clássico local, disputado à noite e com casa cheia, fez com que o torcedor fosse agressivo nas arquibancadas do José Rocha. Pelo contrário, foi um verdadeiro espetáculo do futebol, um dia de festa memorável na cidade de Jacobina.

Destaca-se que a FBF cumpre determinação imposta pelo TJDF-BA. Todavia, esperava-se que a entidade, diante de todo este cenário, ao menos transferisse a partida para uma cidade mais próxima: Senhor do Bonfim, por exemplo. 

No entanto, o povo de Jacobina e microrregião terá que lidar com os exageros do TJDF-BA e da FBF. A final acontecerá no sábado, dia 6 de agosto, às 14h45, em Salvador.

Por Robson Guedes / Jacobina Notícias

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem