O Complexo Eólico Campo Largo em breve estará gerando energia. O comissionamento dos aerogeradores, fase na qual são testados, já foi iniciada. No escopo eletromecânico, também estão sendo comissionados a Subestação Campo Largo, a Linha de Transmissão 230 kV e o Bay de Conexão na Subestação Ourolândia II, estruturas responsáveis pela exportação da energia gerada no Complexo.

“A ideia é que comecemos a exportar energia em meados do mês de maio, quando o comissionamento for finalizado e a energização dos equipamentos realizada” , afirmou o gerente da obra, Murilo Boselli.

O comissionamento de cada aerogerador é feito individualmente. Essa fase acontece logo após a montagem e reúne testes elétricos e funcionais dos principais sistemas da máquina. Até o momento, 4 aerogeradores dos 121 previstos no projeto, estão completamente montados e passando pela fase de comissionamento. As equipes trabalham em outras 30 torres, em diferentes estágios de instalação. A etapa de montagem deve ser concluída no mês de outubro de 2018.

Em sua primeira fase, o Complexo Eólico Campo Largo contará com 121 aerogeradores, com capacidade total instalada de 326,7 MW; ele deve começar a operar comercialmente em janeiro de 2019, podendo abastecer uma população de até 600 mil habitantes.

Complexo Umburanas

No Complexo Eólico Umburanas, as obras civis estão ganhando ritmo, com a concretagem de várias fundações por semana, além de outras frentes de serviço onde equipes executam terraplenagem, escavações e armação de blocos de fundação. A construção da Subestação Coletora Umburanas também já foi iniciada na primeira quinzena de marco. Em sua primeira fase, o projeto Umburanas contará com 18 centrais eólicas em um total de 144 aerogeradores e 360 MW instalados. 


Ascom/Engie
Postagem Anterior Próxima Postagem