Uma aposentada de Jacobina, moradora do bairro da Missão, está confeccionando máscaras que serão doadas para famílias em vulnerabilidade social. A idosa, de 71 anos, aproveita a quarentena em casa para trabalhar em prol de pessoas carentes.

Ao Jacobina Notícias, ela disse que a ideia partiu do grupo "Solidariedade Covid-19", no aplicativo WhatsApp, criado para ajudar pessoas em vulnerabilidade social, que tiveram a situação agravada com a paralisação do comércio e o isolamento social – indicados no combate à pandemia do novo coronavírus (covid-19). Os participantes fazem campanhas, arrecadam alimentos e entregam cestas básicas, roupas ou mantimentos essenciais para pessoas carentes. 

Preocupadas com a proliferação do vírus e as condições precárias em que muitas pessoas se encontram, elas se uniram para produzir máscaras. O material é comprado e levado até a residência da aposentada. Ela, entretanto, não tem contato com as pessoas. Um membro mais jovem da família fica encarregada de recolher o material, fazer a devida higienização e entregar para a aposentada. Mas, antes de iniciar o trabalho de produção das máscaras, a idosa ainda faz uso do seu inseparável álcool em gel.


"A gente tem que ajudar as pessoas que precisam, porque tem muita gente necessitada e agora com esse vírus elas são as que mais sofrem. Então a gente vai doando um alimento, juntando daqui e dali, muitos cooperando, para poder levar comida para essas pessoas. Mas não é só isso, elas precisam se prevenir pra não adoecer, aí a gente também está fazendo as máscaras pra elas. Está difícil até para fazer porque onde vende o material também está fechado, mas a gente vai fazendo na medida do possível", disse a aposentada ao JN.

O trabalho das voluntárias pode salvar vidas, pois as máscaras cirúrgicas não são mais encontradas em farmácias, os estoques estão sendo destinados para os setores de saúde pública em todo o país.

Jacobina confirma primeiro caso

Neste sábado (4), a Secretaria Municipal de Saúde de Jacobina confirmou o primeiro caso de Covid-19, o novo coronavírus, no município (veja  aqui). A paciente, que reside em um distrito de Jacobina, é uma mulher de 27 anos que contraiu o vírus em um município na Região Metropolitana de Salvador. 

Ainda segundo a Secretaria de Saúde, ela permanece em isolamento domiciliar há 15 dias e se recupera bem da doença. Jacobina teve 13 casos suspeitos de Covid-19 até este domingo (5), sendo que 12 foram descartados e um confirmado.

Por Robson Guedes
Jacobina Notícias - Conectando você com o mundo




Uma publicação compartilhada por Jacobina Notícias (@jacobinanoticias) em
Postagem Anterior Próxima Postagem