Todos os segmentos do comércio de Jacobina voltarão a funcionar a partir desta segunda-feira (20), após vinte e seis dias fechados. A Prefeitura de Jacobina suspendeu o funcionamento no dia 23 de março, excetuando apenas os estabelecimentos que comercializavam alimentos ou produtos essenciais à população (relembre aqui).

As ações de enfrentamento ao novo coronavírus (covid-19) mantiveram fechadas lojas, academias, bares e diversos outros segmentos. Agora, o prefeito Luciano Pinheiro (DEM) decidiu permitir a reabertura total, porém com algumas restrições e normas que deverão ser cumpridas. O comércio vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, e aos sábados, das 8h às 12h. Essa restrição de horário não será aplicada ao segmento alimentício ou que comercialize produtos essenciais. 

Os comerciantes deverão fornecer máscaras faciais para os colaboradores e disponibilizar álcool em gel (70%) no ambiente, para clientes e funcionários. Além disso, a empresa não poderá permitir aglomerações dentro do estabelecimento. Outra exigência é com a limpeza de equipamentos de manuseio: máquinas de cartão de crédito ou débito deverão ser higienizadas com álcool em gel após cada utilização.

Academias

As academias de ginástica também poderão retomar as atividades, mas não cumprirão essa restrição de horário. Porém, precisarão seguir rigorosamente algumas regras para evitar aglomerações. Os alunos, obrigatoriamente, farão uso de máscaras faciais fornecidas pela academia ou adquiridas por eles, além de permanecerem distantes pelo menos 2 metros uns dos outros. 

Os proprietários de academias deverão adotar as medidas necessárias para limitar a quantidade de pessoas, e garantir o distanciamento ideal.

Escolas

As aulas na rede municipal de ensino, e em escolas privadas que têm licença da prefeitura de Jacobina para funcionar, continuarão suspensas até o dia 03 de maio. Todas as unidades de atenção aos idosos e crianças também devem permanecer fechadas.

O atendimento ao público em órgãos ou autarquias ligadas à prefeitura de Jacobina acontecerá de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Os serviços públicos essenciais não sofrerão interrupção.

Jacobina sem coronavírus

Apesar de ter sido anunciado oficialmente um caso de covid-19 em Jacobina, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) computou com sendo de Salvador, por conta de a mulher, que é jacobinense, ser residente da capital.

À época, a paciente, Thamires Sousa, 27 anos, deixou a Região Metropolitana de Salvador para cumprir o isolamento domiciliar no distrito do Junco, em Jacobina, onde se recuperou da doença. Isso acabou confundindo até mesmo o poder público, que anunciou o caso positivo como sendo de Jacobina (relembre aqui), mas, na verdade, foi computado nas estatísticas da capital. Portanto, Jacobina não tem nem um caso de coronavírus (veja aqui). 

Depois de se recuperar, Thamires fez um vídeo onde fala de sua luta contra o coronavírus e o preconceito que ela e sua família sofreram (assista aqui).

'Lockdown'

O objetivo desse 'lockdown' (suspensão de atividades) parcial foi manter as pessoas em casa, confinadas, em distanciamento social para evitar a disseminação da covid-19. Com esse controle da curva de infecções pelo vírus, se reduziria, também, o impacto nas unidades de saúde e tornaria mais eficiente o enfrentamento do novo coronavírus.

Até este domingo (19), as medidas têm dado certo, ao menos em Jacobina. Confira todos os detalhes do decreto clicando aqui.

Por Robson Guedes
Jacobina Notícias - Conectando você com o mundo
Postagem Anterior Próxima Postagem