Após o caso de agressão do vereador de Jacobina, Valnei dos Anjos, a jornalista Ellen Mascarenhas, em junho deste ano - que acabou culminando com a exoneração da profissional do cargo de diretoria de comunicação -, o prefeito do município (distante 330 km de Salvador), Tiago Dias, do PCdoB, decidiu pela criação da Secretaria da Mulher.

A medida consta em um Projeto de Lei (PL) enviado à Câmara de Jacobina e apresentado na sessão da última quinta-feira (11). Porém, o que chama a atenção é orçamento estipulado para a implantação da pasta: R$ 143 mil.

Conforme o documento, o qual a equipe do BNews teve acesso, "o recurso disponível para atender a abertura dos Créditos Adicionais Especiais", autorizado na lei em questão, "são os provenientes de anulação total e/ou parcial de dotações orçamentárias" na legislação federal e na Constituição.

Ainda no PL municipal, o Poder Executivo fica autorizado "a reforçar o crédito adicional especial" nos limites e com recursos indicados, tais como os "decorrentes de superávit até o seu limite apurado", "decorrentes do excesso de arrecadação até o limite do mesmo", entre outros.

Continuidade

Também na última quinta-feira (11), a Câmara de Vereadores de Jacobina prorrogou, por mais 30 dias, a suspensão do vereador Valnei dos Anjos (PCdoB), que responde a processo administrativo na Casa desde junho deste ano.

Todos os 17 vereadores do órgão, incluindo o próprio comunista, votaram pela prorrogação da suspensão, após pedido da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar.

A suspensão imposta pela Câmara Municipal tinha validade até a última terça-feira (9), porém, com a prorrogação, o vereador continuará proibido de desenvolver as atividades parlamentares na Câmara de Jacobina.

Mas, mesmo afastado das atividades legislativas, Valnei dos Anjos segue cumprindo agenda ao lado do prefeito Tiago Dias, de quem é aliado de primeira hora e ex-assessor.

Recentemente, ele participou, ao lado do prefeito, do ato de apresentação dos candidatos apoiados pelo gestor para a eleição deste ano: os deputados Junior Muniz (PT) e Daniel Almeida (PCdoB).

Fonte: BNews

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem