Walter Veloso Pinheiro de Lemos Sampaio, conhecido em Jacobina por Walter Veloso, faleceu na noite deste domingo (9/10), em uma unidade hospitalar onde estava internado, em Entre Rios, após apresentar complicações de saúde. A informação foi confirmada pelo Jacobina Notícias com pessoas ligadas à igreja Assembleia de Deus, onde Walter congregou, e amigos da família.

Segundo relatos de um amigo da família, Walter Veloso, que enfrentava problemas de hipertensão arterial, deu entrada na unidade há poucos dias, para tratar de problemas respiratórios devido a uma infecção nos pulmões. 

Com a piora no quadro clínico, ele precisou ser internado e, posteriormente, intubado. Ontem, à noite, Walter acabou não resistindo e faleceu. O velório e sepultamento acontecem na cidade de Entre Rios, sua terra natal.

Passagem pelo SMTT

Walter Veloso foi diretor do SMTT de Jacobina entre os anos de 2019 e 2020. Apesar de ter vindo de outra cidade e da breve passagem pela gestão da autarquia, o trabalho desenvolvido por Walter à frente do SMTT ganhou notoriedade rapidamente, devido às boas relações interpessoais e parcerias firmadas por ele, sendo um gestor atencioso com a imprensa e de bom relacionamento com a sociedade (veja reportagem).

Walter Veloso conseguiu aproximar o SMTT da população, desenvolvendo campanhas voltadas, sobretudo, à Educação no Trânsito. Ele foi o responsável pela mudança no uniforme dos agentes do SMTT, que adotaram, a partir de sua gestão, o padrão nacional de fardamento (relembre aqui). 

Também na gestão de Walter Veloso, o SMTT conquistou o avanço mais importante de sua história, que foi a aprovação da lei que estabeleceu o plano de carreira dos servidores concursados, com melhorias na remuneração e avanços de nível de acordo com o tempo de serviço prestado. Walter Veloso não somente apoiou a criação da lei, mas participou ativamente, inclusive presente na Câmara Municipal de Jacobina no dia em que os vereadores aprovaram o projeto, por unanimidade (matéria aqui). A lei foi sancionada pelo prefeito da época, Luciano da Locar, e segue em vigor.

Walter Veloso criou projetos como "SMTT nas Escolas" (leia matéria), "Via Escolar" e a campanha "Sou Jacobinense, sou exemplo no trânsito" (reportagem aqui), que visava promover uma interação próxima entre o órgão e toda a população de Jacobina, com objetivo de melhorar as relações entre servidores da autarquia e condutores de veículos (confira aqui). Dessa forma, criando ali um respeito mútuo, Walter esperava conscientizar a população e melhorar a segurança no trânsito de Jacobina (matéria aqui). 

Na gestão de Walter, o órgão contribuiu durante toda a pandemia, na linha de frente do combate à Covid-19. Nenhum dos seus servidores "ficou em casa" ao longo da pandemia, trabalhou em conjunto com a Secretaria da Saúde (reportagem). Ações em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria da Educação também foram desenvolvidas na gestão de Walter Veloso (matérias aqui e aqui).

Contudo, após pedir demissão do cargo para cuidar dos pais que enfrentavam problemas de saúde, os projetos idealizados por Walter Veloso ficaram parados. Todavia, permanece, apesar do curto período enquanto diretor do SMTT, seu bom legado de contribuições.

O ex-prefeito Luciano da Locar emitiu uma nota em que manifestou o "mais profundo pesar pelo falecimento do meu amigo Walter Sampaio. Grande homem, servo e multiplicador da palavra de Deus, Walter ajudou durante nossa gestão, exercendo o cargo de Diretor do Serviço Municipal de Tráfego e Transporte, onde prestou excelentes serviços e deixou seu legado para Jacobina. Os sentimentos aos familiares e amigos. Que nosso bom Deus possa consolar seus corações neste momento tão difícil".

Por Robson Guedes / Jacobina Notícias

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem